Tudo concorre com tudo pela atenção das pessoas na digisfera. Insta, Face, LinkedIn, Blogs, Vlogs, podcasts, e-mails e mais uma infinidade de conteúdos, espalhados pela internet, estão aí fazendo de tudo para chamar a sua atenção. Todos eles querem ‘roubar’ de você um bem a cada dia mais escasso – o tempo.

Nessa disputa por atenção, os sites das empresas e organizações parecem ter ficado para trás, abandonados entre os últimos lugares do ranking. Afinal, não é tarefa fácil concorrer com tamanha diversidade de atrações e de conteúdos que às vezes capturam como um imã o olhar (e o tempo!) do público.

Diante dessa realidade, a atitude menos produtiva é aceitar o resultado e deixar no esquecimento o site da sua empresa – bonito e ineficaz como um ‘Belo Antonio’. Alto lá! Recuse a aceitar esse resultado. Saiba que as coisas podem ser diferentes, bem diferentes.

Há recursos singelos, baratos e eficazes para conquistar a atenção de quem realmente interessa para a sua empresa. E o mais interessante é que você irá lançar mão justamente das redes sociais e de outras plataformas digitais para atrair o público que mais interessa ao seu negócio. Vou destacar um deles hoje aqui. É o “web push”.

Deixando de lado os aspectos técnicos, vamos ao que interessa. Depois de contratar essa modalidade de serviço, cada visitante do site receberá um convite para receber notificações posteriores. Se ele tiver interesse no que vê e aceitar a proposta, passará a receber notificações sempre que você incluir notícias, serviços ou produtos novos no site da companhia. Tudo isso sem precisar deixar com você ou com o sistema nenhuma informação.

Para receber essas pequenas notificações, ele não precisará nem abrir o navegador. Basta ligar o seu notebook, desktop ou smartphone que nele vai aparecer um pequeno texto, com a sua notificação, dentro de um retângulo no lado inferior esquerdo do monitor. Se ele tiver interesse, basta clicar para ter acesso à íntegra da matéria. Se o visitante não aceitar, ele não vai receber esse aviso, naturalmente.

Há recursos singelos, baratos e eficazes para conquistar a atenção de quem realmente interessa para a sua empresa. E o mais interessante é que você irá lançar mão justamente das redes sociais e de outras plataformas digitais para atrair o público que mais interessa ao seu negócio. Vou destacar um deles hoje aqui. É o “web push”.

Helvio Falleiros

Esse é basicamente o web push. Mas há outros detalhes importantes. Você pode estabelecer um elo entre cada página do seu site e o sistema do web push. Com isso, é possível enviar notificações diretas a quem aceitar receber notificações de uma página relativa a um assunto, serviço ou produto específico. Ou seja, você pode focar a sua comunicação para o público que efetivamente mostrou interesse por aquele assunto.

Grandes portais de notícias fazem uso regular desse recurso. Fazendo um uso técnico dessa ferramenta, é possível atrair mais público para visitar o seu site. Não qualquer público. Mas pessoas que realmente têm interesse pelo assunto que você quer abordar.

Fale com a Strada Comunicação para saber mais detalhes a respeito desta excelente ferramenta!

Imagem: vectorplusb/iStock.com