Depois de muito torcer números, promover pedaladas, esmurrar estatísticas e desmentir fatos econômicos inquestionáveis, para depois ser desmentido por eles, o governo descobriu, ao longo dos quatro anos encerrados em 2014, que não dá para fazer nada sem confiança. Quebrado o cristal fino da credibilidade, tudo estará perdido.

Joaquim Levy foi a sua tábua de salvação. Bastou que pronunciassem o seu nome para que as pessoas e os mercados respirassem aliviados. Afinal, ele não vai mentir, não vai pedalar, não vai torcer, não vai distorcer, não vai torturar o bom senso. Ele traz no bolso do colete a chave mágica da confiança, sem a qual não se consegue nem mesmo tomar um chicabon, parafraseando o ‘anjo’ Nelson Rodrigues, quanto mais promover política econômica…

É evidente que a premissa do #BeTrusted é válida para todos, pessoas, empresas, governos, sociedade em geral. Para agir com sucesso no mundo das novas mídias, há que ser confiável.

Helvio Falleiros

Mas Levy não é bonzinho. “É um diabo inteligente”, brincou Luiz Carlos Mendonça de Barros. O remédio que ele sugere é bem amargo. O tratamento é longo e vai doer. A febre da inflação vai aumentar antes de cair. O desemprego irá subir, antes de voltar aos níveis atuais, com sorte. Os juros tomarão o elevador, enquanto os salários serão jogados escada abaixo. Que fazer?

Essa sofrida experiência brasileira é uma excelente introdução ao estudo “The Communication (R)Evolution”, apresentado em site do mesmo nome. Foram entrevistados 150 especialistas brasileiros e norte-americanos que atuam no universo da comunicação. Publicitários, jornalistas, artistas, criadores de conteúdo, designers, especialistas em mídias digitais.

Além de qualidade ética, a confiança assentada sobre a verdade renderá dividendos, bons negócios, lucros.

Helvio Falleiros

Além das entrevistas em vídeo com essas personalidades, o destaque são as 13 Premissas, que constituem a essência do projeto. A segunda delas está resumida na expressão #BeTrusted – Seja Confiável. Tudo aquilo que Mantega & cia não foram.

É evidente que a premissa é válida para todos, pessoas, empresas, governos, sociedade em geral. Para agir com sucesso no mundo das novas mídias, há que ser confiável. Participamos de um jogo aberto, em que não cabe a enganação.

Sim, haverá enganadores. Mas eles estarão a um instante do desmascaramento. Nesse momento, o castelo de cartas, ainda que constituído por milhões de dólares em conta numerada na Suíça, ruirá sobre eles, sem dó, nem piedade.

As pessoas querem fazer negócios com quem confiam. Além de qualidade ética, a confiança assentada sobre a verdade renderá dividendos, bons negócios, lucros. Nada de errado quanto a isso. Erro é, foi e será sempre mentir, enganar, pedalar, torcer, distorcer. #BeTrusted – Seja Confiável. E acesse aqui o estudo.

Imagem: blyjak/iStock.com