A disputa por matrículas entre as escolas particulares nunca esteve tão acirrada. Para se destacar nesse mercado, não basta ter excelência pedagógica, boa reputação e uma proposta que encante parcelas do público. É necessário também lançar mão de modernas ferramentas de marketing digital e de automação de marketing. É o que vem fazendo a Escola Granja Viana (EGV), primeira instituição particular a se instalar há 40 anos na Granja Viana, bairro nobre do município de Cotia (SP), próximo à capital.

“Nosso desafio tem sido o de levar o nome da Escola para um público mais amplo, que ainda não conhecia a EGV”, destaca Alexandre Gambirasio, diretor da instituição. “Já fazíamos uso das redes sociais na divulgação. A partir de agosto de 2023, embarcamos de vez no mundo do marketing digital e da automação de marketing”, aponta o diretor. “Conquistamos 600 novos leads (contatos de potenciais interessados), que geraram mais de 300 atendimentos diretos na própria escola e cerca de 100 novas matrículas”, resume o educador.

Contribuiu para o êxito desse trabalho a parceria entre a EGV e a Strada Comunicação, que responde pelo marketing da Escola. “Percebemos juntos (Escola e Agência) a importância de dar um passo adiante e buscar uma ferramenta digital para promover a automação de marketing”, explica Alexandre. A plataforma escolhida foi a RD Station, empresa do grupo Totvs. “Os resultados foram excelentes e vamos seguir assim ao longo deste ano”.

O papel da Agência

“Sem o uso da RD Station, os investimentos nas redes sociais não se completavam, não geravam matrículas”, resume Helvio Falleiros, diretor da Strada Comunicação. “A plataforma transforma os interessados em contatos efetivos, gerando informações qualificadas”, explica o jornalista. “Tudo é feito de forma automática, através de regras criadas por nós dentro da plataforma. As informações chegam automaticamente à Escola através de uma plataforma de CRM, associada à RD Station”. Depois disso, a Escola dá sequência ao atendimento, oferecendo informações ao cliente potencial e agendando visita à instituição.

A Equipe da Strada, segundo o diretor da empresa, responde por todo o processo de trabalho. Da criação de posts nas redes sociais, ao gerenciamento das campanhas, ao detalhamento de cada campanha dentro da plataforma RD Station, ao acompanhamento dos resultados. “É um case de sucesso”, destaca Helvio Falleiros. “Já havia plena confiança entre a EGV e Equipe Strada e isso facilitou o processo de aprendizagem”. Os resultados obtidos – a conquista de 100 novas matrículas – foram excelentes, na visão da Agência, levando-se em conta que a Escola tem cerca de 400 alunos.