Utilizamos hoje os mais variados canais para a comunicação com pessoas, clientes, empresas. São tantas opções que muitas vezes ficamos sem saber direito qual é a melhor delas. A resposta é simples: todas. Sim, todos os canais devem ser utilizados pelas empresas para conversar com seus públicos.

A verdade é que não existe canal certo ou errado. Existe aquele que é mais adequado para um determinado público, num determinado momento, para tratar de determinado assunto.

Há quem diga que o e-mail está morrendo (ou até que já morreu). Não, o e-mail permanece bem vivo na comunicação entre as empresas. Checamos diariamente nossas caixas de e-mail em busca de novidades, de informações, de comunicação com o cliente, com os funcionários ou com os colegas de trabalho.

Para uma empresa, é importante conhecer e utilizar todos os canais. Só com a diversificação da comunicação chegaremos mais perto de atingir todo o nosso público .

Renata Tomyose

As redes sociais? Ah, mas muita gente não está nas redes ou não as usa com frequência. Pode ser que o seu público seja composto por uma parcela rara da população que não usa as redes sociais frequentemente. Ainda assim, certamente parte dos seus clientes ou potenciais clientes vai acompanhar você pelas redes. Basta escolher aquela que mais se encaixa com o seu perfil, a que mais tem sintonia com o seu tipo de negócio.

Vídeos? Podcasts? São recursos cada vez mais usados por empresas de todos os segmentos. Há quem assista mais vídeos. Há aqueles que ouvem podcasts o dia inteiro. Há também os que nem assistem tanto, nem ouvem tanto. Mas, se pintar algo interessante, por que não?

O fato é que, para uma empresa, é importante conhecer e utilizar todos os canais. Só com a diversificação da comunicação chegaremos mais perto de atingir todo o nosso público – tanto aqueles que leem e-mail quanto os que assistem a vídeos ou ouvem podcasts ou ainda aqueles que não saem das redes sociais.

No mundo de hoje, precisamos estar em todos os lugares. Mas como? Que linguagem usar em cada um dos canais? Que tipo de conteúdo é bacana para e-mail, redes sociais, vídeo ou podcast? Pensar nas respostas a estas perguntas é o primeiro passo para que a sua empresa esteja presente em todos os canais, seja vista e estabeleça diálogo com os mais diversos públicos.


Renata Tomoyose
Diretora da Strada Comunicação

.

.

Imagem: ismagilov/iStock.com

Escreva um comentário