As empresas perceberam nos tempos recentes que a comunicação mais eficaz é aquela que atrai e cativa o público-alvo. A propaganda repetitiva, massificada, ainda que permaneça válida, vem perdendo espaço progressivamente para estruturas de comunicação mais complexas e dialógicas, focadas em faixas específicas do público-alvo.

Ou seja, valoriza-se de forma crescente a criação de conteúdo e o direcionamento da mensagem a quem se interessa por ela. O objetivo é criar narrativas que coloquem a empresa em diálogo com o público. Para que isso aconteça, é preciso que o “conteúdo”, constituído por textos, imagens, vídeos, ilustrações, quadros, tabelas e/ou gráficos, faça sentido para aquele público-alvo específico.

O tripé de sucesso envolve o conteúdo desejado, na “embalagem” certa para o público interessado naquela mensagem – tudo isso ligado a uma plataforma online que gerencia todo o processo de envio e acompanhamento de leitura e abertura de links.

As ferramentas de email marketing constituem excelentes meios para o exercício bem sucedido do marketing de conteúdo. Não são as únicas, naturalmente, já que há diversos outros recursos que podem ser utilizados para alcançar o mesmo objetivo.

O importante é perceber que o marketing de conteúdo é a comunicação dos dias atuais. É um meio não excludente, aberto a empresas de todos os portes e segmentos, que favorece o diálogo e a comunicação direta.

Nosso desafio é a aplicação desses conceitos e ferramentas para a realidade do cliente. Estamos convencidos de que esta é uma porta aberta para a conquista de avanços importantes da empresa-cliente na sua relação com os seus diversos públicos – funcionários, fornecedores, clientes e potenciais clientes.

Imagem: jossnatu/iStock.com