Empresas que contam boas histórias conquistam leitores, ouvintes, clientes. As pessoas querem fazer negócios com quem confiam. Por isso, elas querem saber mais das empresas que são suas preferidas.

O desafio é construir uma boa narrativa. Comovente, sincera, real. Que fale muito do que a empresa já é e que contenha uma pitada de sonho, apresentando o que a companhia quer atingir no futuro. Há tantas histórias bonitas, convincentes, verdadeiras. E muitas delas ficam intramuros, por incrível que pareça.

Empresas experientes, com anos ou décadas de trajetória, precisam voltar-se a esse passado para dar a ele um novo significado, que leve em conta as perspectivas do futuro. Mesmo o passado pode ser visto com outros olhos.

A referência à psicanálise pode ser útil para nos ensinar que o passado é uma construção, não é algo imutável como diamante. É um conteúdo que pode (e deve) ser ressignificado, à luz das novas experiências, da releitura desse passado a partir de projetos para o futuro.

Empresas que contam boas histórias conquistam leitores, ouvintes, clientes. As pessoas querem fazer negócios com quem confiam. Por isso, elas querem saber mais das empresas que são suas preferidas.

Helvio Falleiros

Também as empresas novatas podem ter muito a contar. Podem falar dos seus projetos, sonhos, dos produtos de hoje, dos valores que mobilizam a sua equipe de colaboradores. Sempre há muito a falar – e de forma clara e convincente.

Nossa Equipe tem uma larga experiência na formatação dessas histórias sinceras, verdadeiras, que valem a pena ser contadas. Para isso, deve ser profunda a sintonia entre nossa equipe e o nosso cliente. Da qualidade dessa relação vai depender a qualidade dessa construção narrativa.

Contando histórias, narrando a sua trajetória, expondo os seus valores e as suas práticas, as empresas estarão ganhando a confiança de seus clientes e de todos aqueles que ainda não são clientes, mas que foram tocados pela mensagem.

A narrativa bem feita e sincera mobiliza, compromete, engaja e fideliza. Quem conta histórias assim conquista clientes.

Imagem: joseh51camera/iStock.com