Vira e mexe ouvimos previsões definitivas sobre o cinema, o rádio, as publicações impressas. Falam que o cinema vai acabar, que o rádio já morreu, que os jornais caminham para a falência total pela falta de leitores. Dizem até que o e-mail já foi superado. Passa o tempo e os fatos contrariam total ou parcialmente a palavra dessas cassandras.

A velha sala de cinema ficou para trás. Mas as novas salas oferecem uma experiência mais impactante e imersiva do que o melhor home theater é capaz de oferecer. Está aí o sucesso mundial de Vingadores: Ultimato lotando as salas de cinema. Sem falar das novas plataformas, como Netflix, que ampliaram substancialmente o número de filmes produzidos e assistidos.

Outra previsão não muito acertada diz respeito aos veículos impressos. Jornais e revistas pareciam já ter recebido a sentença de morte. Bastava encomendar o caixão. Mais uma vez, a realidade mostrou-se mais complexa e difícil de prever.
Agora em maio a New York Times Co., que edita o jornal The New York Times, uma das mais prestigiosas publicações do mundo, publicou números corporativos do primeiro trimestre de 2019. E os resultados surpreenderam positivamente os analistas, que esperavam valores mais modestos.

O destaque foi a performance das assinaturas e dos produtos digitais daquela empresa. O aumento das assinaturas digitais foi de quase 30% em relação ao mesmo trimestre do ano passado. O New York Times tem hoje 3,5 milhões de assinantes dos produtos online.

Cresceu, em consequência, a receita da publicidade digital, que chegou a 55 milhões de dólares, com alta de quase 20% em relação a igual período de 2018. O curioso é que a publicidade digital foi impulsionada especialmente pela divisão de podcasts, com destaque para o The Daily, programa sobre notícias do dia.

Os números do jornal americano podem surpreender analistas cujo pensamento vive em caixas fechadas. Eles conseguem enxergar a foto, mas não parecem compreender o filme e imaginar as saídas que podem ser propostas pelos antigos meios.
A resposta dos veículos impressos veio forte, ainda que tenha demorado a deslanchar. Eles são exímios produtores de conteúdo. Sabem o que o público quer. E sabem como ‘embalar’ a informação. Não era muito difícil prever que a parte mais dinâmica dos ‘antigos’ meios de comunicação encontraria caminhos alternativos de sobrevivência e até de fortalecimento.

Quem há cinco anos apostasse nos podcasts como um desses caminhos correria o risco de ficar falando sozinho. Quase ninguém acreditaria. Pois o mundo gira, muda sempre, mas o homem permanece o mesmo em boa medida. As pessoas seguem gostando de acompanhar uma boa conversa ‘ao pé do ouvido’ sobre um assunto de seu interesse – coisa que o rádio sempre soube fazer muito bem e que o podcast vem aprendendo a cultivar.

Daí que inúmeros veículos e empresas passaram a fazer uso do podcast – um recurso muito interessante para finalidades específicas. A força da voz é evidente. Transmite calor, emoção, ‘pessoalidade’. Ninguém gosta de falar com máquinas, pelo menos com as máquinas até agora conhecidas…

Assim como fez o The New York Times, os veículos brasileiros estão atentos ao podcast. A Folha de S.Paulo saiu-se bem com o Café da Manhã, comandado por Magê Flores e Rodrigo Vizeu. E já engatou um segundo podcast, o Expresso Ilustrada, apresentado e roteirizado por Maurício Meireles e Lívia Sampaio. O ‘Café’ destaca o assunto mais comentado do dia anterior. E o ‘Expresso’ trata de assuntos de cultura e entretenimento. Tudo indica que foram bem aceitos pelo público.

A mais surpreendente adesão ao podcast veio de ninguém menos que o fundador e CEO do Facebook. Mark Zuckerberg aderiu firme ao recurso. Criou o Tech & Society with Mark Zuckerberg, que está disponível no Spotify e outras plataformas. E ele não economizou no tempo. As três edições disponíveis tem mais de uma hora e meia de duração cada uma!

Vamos seguir com esse assunto na pauta da Strada Comunicação – por texto, vídeo ou podcast. Fique com a gente!

Links:
“Podcast eleva receita do The New York Times com publicidade”: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/05/podcast-eleva-receita-do-nyt-com-publicidade.shtml
Podcast The Daily: https://www.nytimes.com/column/the-daily
Podcast Café da Manhã: https://open.spotify.com/show/6WRTzGhq3uFxMrxHrHh1lo?si=kn1xhKNsRT-qpDo1Moy9Yg
Podcast Expresso Ilustrada: https://open.spotify.com/show/2tb9B9TeNFuWrfmHZeDwdR
Podcast Tech & Society with Mark Zuckerberg: https://open.spotify.com/show/1upmh5duVAIBeUptRKOqkv?si=LUGy_NsRTouiReqtel0jyw

Imagem: Bet_Noire/iStock.com

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