A verdade, somente a verdade

Escrito por Strada
Categoria: Blog Criado em Quinta, 29 Janeiro 2015 20:22

A revolução nas comunicações produziu mudanças radicais em diversas esferas da vida, como mostra o excelente estudo The Communication (R)Evolution. Foram entrevistados 150 especialistas brasileiros e norte-americanos que atuam no universo da comunicação. Publicitários, jornalistas, artistas, criadores de conteúdo, designers, especialistas em mídias digitais.


Além das entrevistas em vídeo com essas personalidades, o destaque são as 13 Premissas, que constituem a essência do projeto. A primeira delas está resumida na expressão #BeTrue – Seja Verdadeiro.

O que está em jogo é a verdade e o gradual desmascaramento da mentira. “O que você faz está exposto numa vitrine 24 horas por dia, sete dias na semana”, mostra o estudo. A sociedade está ‘empoderada’. A Justiça está empoderada. As pessoas têm mais força e sua palavra é mais ouvida.

A voz dos grandes veículos cedeu terreno à Babel de múltiplas vozes, antes anônimas, que agora fazem questão de deixar o seu testemunho, a sua palavra, veredito, aplauso, crítica. O mundo conectado fez da mentira um exercício difícil, arriscado e facilmente detectável.

Contas numeradas na Suíça e nos paraísos fiscais, que pareciam refúgios seguros, caem como castelos de cartas. A Justiça mundial está interconectada. Compartilha informações. Desbarata quadrilhas e quadrilheiros. Não importa que sejam eles pessoas ricas e poderosas. Pouco importa se há entre eles gigantes empresarias. A máscara cai. Implacável.

Não é por acaso que gigantes como a alemã Siemens e outras grandes companhias estão dando a cara a tapa, mostrando mazelas, expondo erros, malversações, pecados éticos, desvios de conduta. “Se errar, admita” – sustenta o estudo.

Ficar culturalmente no passado, como agora o sabem algumas das grandes empreiteiras brasileiras, talvez possa custar a vida dessas empresas, levando-as ao desaparecimento. Por que? Porque elas acreditavam que jamais seriam descobertas. #BeTrue.

Com gravadores, câmeras, smartphones e outros gadgets à disposição de todos, nada ficará oculto por muito tempo. Um descuido e, de repente, tudo está na rede. Cabe às empresas de todos os portes e segmentos reconhecer que é chegada a hora de compreender que o futuro está aí, nas nossas portas. E que não dá para mentir.

A verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade… #BeTrue!