“The Fighter” narra a trajetória do ex-presidente da Abinee

Escrito por Strada
Categoria: Blog Criado em Quarta, 08 Abril 2015 20:22

A obra fala do esforço de uma geração de brasileiros que procuraram assumir um desafio grandioso, o de fazer do Brasil um país industrial, com um parque industrial poderoso, sempre em busca de tecnologia de ponta. Nem sempre essa geração alcançou êxito.

O país ora avança ora retrocede em termos industriais. Em alguns períodos, a cadeia produtiva torna-se mais complexa, com destaque para a produção de itens de alto valor agregado. Outras vezes a indústria é assolada por diversos fatores internos e externos que reduzem o seu espaço na economia, abrindo caminho para commodities agrícolas e minerais.

O livro mostra a trajetória de um brasileiro de classe média, ávido por conhecimento, simples, direto, informal, com uma vontade permanente de criar algo novo por onde passa. Um engenheiro fascinado pela indústria, que unia a paixão pelo conhecimento técnico com um inegável tino para os negócios e uma vocação para a liderança.

Em vários momentos ele esteve no lugar certo na hora certa. Presidiu a Abinee, a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, em um momento de transformações políticas decisivas e de alterações tecnológicas importantes.

Representou a entidade no debate da Lei Geral de Telecomunicações. Batalhou em favor da privatização do Sistema Telebras. Lutou para que a indústria instalada no país pudesse contribuir para o deslanche das telecomunicações que se processou a partir de então.

Serviço

Livro: “The Fighter: A trajetória do empresário Nelson Peixoto Freire para erguer e consolidar uma indústria no Brasil”.

ISBN 978-85-61977-80-1

Primavera Editorial

Autor: Helvio Falleiros